O lazer deve ser entendido como prática social de integração e humanização e suas atividades devem ser inclusivas, agregadoras, humanizadoras e capazes de formar cidadãos críticos e solidários.





sexta-feira, 14 de outubro de 2011

O PROJETO "TARDES DA PAZ"

Tardes da Paz é um projeto que tem por objetivo a integração da comunidade através de atividades mensais de lazer que sejam educativas e humanizadoras, com propósito de estimular a construção de uma cultura de paz, através de ações afirmativas e a reafirmação de valores como o respeito, fraternidade, solidariedade, responsabilidade social entre outros.
O evento objetiva ser alternativa ao lazer de mercado, que induz ao consumismo, ao individualismo, à homogeneização cultural e por ter características classistas e estar diretamente vinculada à disponibilidade de capital, à insatisfação e à sensação de fracasso e angústia.
Para nós, o lazer deve ser entendido como prática social de integração e humanização. Considera outros conteúdos além dos esportes e recreação. Atividades de cunho artístico, intelectual, manual e social. Compreende que as atividades de lazer devam ser inclusivas, agregadoras, humanizadoras e capazes de formar cidadãos críticos e solidários.
É urgente e necessário educar os seres humanos a uma vivência crítica do lazer, entendendo sua importância, sua função social e a necessidade de promover as mudanças necessárias no plano cultural.
Para começar a promover estas mudanças, acreditamos ser a escola o veículo principal de educação e mobilização comunitária. A mudança do modelo de lazer, do alienador para o humanizador será resultado de outra mais profunda e transformadora, a da educação.
Partindo desses pressupostos, um grupo de pais do Jardim da Infância da 404 Norte decidiu por criar a oportunidade de uma vivência de lazer integradora através da apropriação do ambiente escolar por outras formas de abordagens educativas que possam ressignificar as atividades de lazer, os vínculos entre a escola e a comunidade, a ocupação do espaço público,  e o desenvolvimento de uma cultura de paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário